ISSN

ISSN: 2359-0211

Edital de Convocação - 2015

SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS­ GRADUAÇÃO 
EM ANTROPOLOGIA SOCIAL 



PPGAS/MUSEU NACIONAL
08 a 11 de setembro de 2015


CONVOCATÓRIA


Prezadxs colegas de pós-graduação, 

O Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional) acontece desde o ano de 2009, porém, até então com caráter interno. Em virtude de grande interesse de alunxs de outros PPG, manifestado durante a organização da edição de 2014, decidimos abrir o evento de 2015 para a participação de alunxs externos, tornando-o maior, menos exclusivista e com mesas simultâneas.
O objetivo do Seminário é intercambiar ideias e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por pós-graduandxs, independente das diferentes etapas em que se encontrem as suas investigações. O seminário será organizado através de mesas redondas formadas a partir de interesses temáticos comuns, compostas pelxs alunxs que apresentarão suas pesquisas e por dois debatedores. A princípio, procuramos que cada mesa conte com um debatedor do PPGAS-MN e um de outro PPG, com o intuito de assim alcançar uma maior pluralidade de perspetivas e contribuir para o diálogo entre as diferentes correntes e programas de antropologia. 
Os interessados deverão primeiramente enviar suas propostas de comunicação até dia 08 de julho. A seleção das propostas caberá aos debatedores, não ultrapassando o limite de 04 apresentações por mesa. A divulgação das propostas selecionadas ocorrerá no dia 18 de julho, restando-lhes exatamente um mês, ou seja, até o dia 18 de agosto,  para o envio do trabalho completo.
Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais eletrônicos do evento, devidamente registrado sob o código de ISSN 2359-0211.
A fim de suprir custos com a organização e divulgação do evento, cobraremos uma taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 àqueles que tiverem o trabalho aprovado.


Normas para apresentação de propostas de comunicação


  1. As propostas devem ser enviadas até o dia 08 de julho de 2015 ao correio eletrônico seminariodosalunos@gmail.com, dirigidas à Comissão Organizadora.   
  2. Os resumos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês. 
  3. Os resumos devem estar sob a seguinte formatação: máximo de 15 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafos justificados, espaçamento 1,5, margem padrão (inferior/superior 2,5 cm; esquerda/direita 3 cm). 
  4. Os resumos devem conter: título da comunicação, autor, orientador/co­orientador, resumo, três palavras­-chave e o nome da mesa a qual se destina.
  5. As propostas devem ser enviadas em arquivo pdf. 
  6. Solicita­-se que, no corpo da mensagem do e­mail, seja informado os seguintes dados do participante: nome completo, e­mail, telefones, endereço, filiação institucional (mestrado ou doutorado e indicando o ano em que se encontra), nome do orientador e nome do co­orientador (caso exista). 
  7. Cabe ao aluno informar, no ato da inscrição, se pretende utilizar algum recurso audiovisual durante a sua apresentação. 


Normas para apresentação do trabalho completo


  1. O trabalho completo deve ser enviado até o dia 18 de agosto de 2015 ao correio eletrônico seminariodosalunos@gmail.com, dirigido à Comissão Organizadora. 
  2. O artigo poderá ser redigido em português, espanhol, inglês ou francês, mas a apresentação deverá ser feita em português. 
  3. O texto completo deve ser formatado do seguinte modo: fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafos justificados, espaçamento 1.5, máximo de 15 laudas, página A4 com margem padrão (inferior/superior 2,5 cm; esquerda/direita 3 cm). 
  4. Os artigos devem ser enviados em arquivo pdf. 
  5. Cada expositor disporá de 20 minutos para a exposição do seu trabalho.  
  6. Como este pretende ser um fórum de intercâmbio e diálogo, o envio do trabalho completo é fundamental para a melhor execução do mesmo. Lembramos que a produção desse texto não está necessariamente voltada à apresentação do trabalho, mas pretende oferecer maiores subsídios à interlocução entre debatedores, público e expositor. Em razão disso, torna-­se impreterível o envio do trabalho completo e a obediência ao prazo, que possibilitará seu acesso por todxs em tempo hábil. 


Cronograma

Prazo final para a submissão de propostas de trabalho: 08 de julho de 2015. 
Divulgação das propostas selecionadas: 18 de julho de 2015.
Prazo final para pagamento da inscrição: 28 de julho de 2015.
Prazo final para o envio dos trabalhos completos: 18 de agosto de 2015. 
Realização do Seminário dos Alunos: 08, 09, 10 e 11 de setembro de 2015. 


Inscrições

Todxs xs participantes, cujos trabalhos tenham sido selecionados, deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25,00, em conta a ser divulgada posteriormente.


Programação


08/09 (Terça-feira)
10h

Conferência de abertura: Alteridades
Palestrantes: Luisa Elvira Belaunde (PPGAS/MN), Adriana Facina (PPGAS/MN)


13h

Mesa 1: Arte, Objetos e Patrimônio
Debatedores: Thiago Oliveira (PPGAS/MN) e Alberto Goyena (PPGSA)

Mesa 2: Noções de pessoa, ontologias
Debatedores: Beatriz Matos (PPGAS/MN) e Rogério Lopes Azize (UFF)

Mesa 3: Rituais, Festas e Ludicidade
Debatedores: Luzimar Pereira (UFJF) e Tiago Coutinho Cavalcante (PPGSA)



09/09 (Quarta-feira)
9h

Mesa 4: Territórios, Deslocamentos e Migrações
Debatedores: André D. Guedes (PPGAS/MN) e Camila Sampaio (UERJ)

Mesa 5: Linguagem, Comunicação e Atos de Fala
Debatedores: Evandro Bonfim (PPGAS/MN) e Adriana Lopes (UFRRJ)

Mesa 6: Famílias e Gerações
Debatedores: Raphael Bispo (UFJF) e Fabíola Cordeiro M. dos Santos (PPGSA)


13h

Mesa 7: Poder, Governo e Estado
Debatedores: Angela Facundo (FCRB) e Deborah Bronz (PPGAS/MN)

Mesa 8: Ciência, Saberes e Epistemologias
Debatedores: Marcos Carvalho (PPGAS/MN) e Marina Nucci (IMS/UERJ)

Mesa 9: Religiosidades e Práticas de Devoção
Debatedores: Gabriel Banaggia (PPGAS/MN) e Edilson Pereira (UERJ)



10/09 (Quinta-feira)
9h

Mesa 10: Gênero, Sexualidade e Interseccionalidade
Debatedores: Martinho Tota (PPGAS/MN) e Bruno Zilli (UERJ)

Mesa 11: Economias, Trocas e Consumos
Debatedores: Mylene Mizrahi (PPGSA)  e Gustavo Onto (PPGAS/MN)


14h

Mesa 12: História, Memórias e Temporalidades
Debatedores: Mariana Renou (PPGAS/MN) e Leif Grünewald (PPGA/UFF)

Mesa 13: Etnografias da Violência
Debatedores: Dibe Ayoub (PPGAS/MN) e Juliana Farias (PPCIS/UERJ)

Mesa 14: Corpo, Saúde e Cuidado
Debatedores: Waleska Aureliano (UERJ) e Luciane Ouriques Ferreira (FIOCRUZ)



11/09 (Sexta-feira) 
9h

Mesa 15: Métodos e Dilemas Etnográficos
Debatedores: Graziele Dainese de Lima (PPGAS/MN) e Marta Cioccari (UFRRJ)

Mesa 16: Cosmologias: Simetria e Contato
Debatedores: Orlando Calheiros (PPGAS/MN) e Ana Carneiro (PPGAS/MN)

Mesa 17: Engajamento, Ativismo e Movimentos Sociais
Debatedores: Tomás Gomes (UFF) e Marta Antunes (PPGAS/MN)


14h

Conferência de encerramento: Antropologia, ética e profissionalização
Palestrantes: Luiz Fernando Dias Duarte (PPGAS/MN), João Pacheco de Oliveira (PPGAS/MN) e Antonio Carlos de Souza Lima (PPGAS/MN)


Comissão Organizadora:


Barbara Rossin - Mestranda
Barbara Pires - Doutoranda
Bianca Marcossi - Mestranda
Camila Fernandes -  Doutoranda
Carolina Castellitti - Doutoranda
Dibe Ayoub - Doutoranda
Everton Rangel - Doutorando
Francesca Repetto - Mestranda
Lucas Freire - Doutorando
María Cecilia Díaz - Doutoranda
Marlise Rosa - Mestranda
Morena Barroso Martins de Freitas - Doutoranda
Oswaldo Zampiroli - Mestrando