ISSN

ISSN: 2359-0211

2014 - Mesa 5

Debatedor: Jean-Baptiste Eczet (Fyssen, PPGAS)



Em busca da completude: o musical
Angela Domingos [2º ano do Doutorado]
Resumo: A pesquisa de doutorado que desenvolvo sobre a produção de espetáculos de teatro musical nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo está em fase de trabalho de campo. O paper ao qual este resumo se refere é uma análise sobre um primeiro grupo de dados acessados através de mídia impressa e digital. O material analisado trata-se do discurso publicado de quatro diferentes grupos de agentes envolvidos nessas produções, são eles: dramaturgos, atores, diretores e produtores. Observamos para a proposta aqui apresentada o conteúdo da fala desses agentes sobre: 1) as especificidades de desempenhar sua função para este tipo de espetáculo; e 2) sobre a interdependência do seu trabalho com o trabalho de outros agentes no processo produtivo. Trata-se de uma sistematização inicial dos primeiros dados de campo que visa, através do diálogo deste seminário, expandir as possibilidades até então vislumbradas para a pesquisa de campo.
Palavras-chave: trabalho; arte

A Idade da Terra e a "etnografia" barroca de Glauber Rocha
Taiguara de Souza Moreira [1º ano do Mestrado]

Resumo: Em uma carta ao crítico de arte Walter da Silveira do ano de 1962, o jovem cineasta Glauber Rocha informava que pretendia realizar através do cinema “um trabalho científico, universitário – um trabalho de importância sociológica, antropológica e política.” Em seus 42 anos de vida, Glauber construiu uma obra que em vários aspectos alcançou aquele objetivo. Este paper, que integra uma pesquisa ainda em curso, apresenta uma análise do seu último filme, A Idade da Terra (1980), com destaque para seu estilo barroco. Este, conforme a hipótese que guia a reflexão, é parte fundamental do já referido objetivo “sociológico, antropológico e político”, não apenas resultado das disposições subjetivas do cineasta. Nesse sentido, recorro à noção de ethos histórico barroco (ECHEVERRÍA, 1998) para discutir a realidade que filme procura expressar tanto na forma quanto no conteúdo. E também encontro inspiração na crítica à representação etnográfica elaborada a partir dos anos de 1980 por autores como Talal Asad, George Marcus e James Clifford.
Palavras-chave: cinema, antropologia, barroco.

Afroindígena enquanto perspectiva? Dos índios negros de Porto Alegre/RS aos afroindígenas de Caravelas/BA: algumas reflexões comparativas
Luiza Dias Flores [1º ano do Doutorado]

Resumo: Esse texto se propõe a recuperar certos dados etnográficos da minha dissertação junto à tribo carnavalesca Comanches em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com a finalidade de comparar suas articulações afroindígenas com as articulações criadas pelo grupo Artemanha em Caravelas, sul da Bahia, grupo com o qual Cecilia Mello realizou sua etnografia. O Comanches é uma das duas tribos carnavalescas que disputam o carnaval de Porto Alegre. São negros que se afirmam índios no carnaval, são índios que se afirmam negros fora do carnaval. É na feitura da “guerra”, sua apresentação na avenida, que podemos compreender a relevância que os conceitos de “afro” e “índio” têm para os comancheiros e o modo como estes conceitos convivem entre si. Em contrapartida, os artistas do grupo Artemanha em Caravelas se afirmam afroindígena, ou seja, criam um novo conceito que seja capaz de descrever suas produções estéticas e, principalmente, suas existências. O que aconteceria, contudo, se contrastássemos essas diferentes formas de articulação? Seria possível pensar, a partir do meu trabalho de campo e da etnografia escrita por Cecilia Mello, uma perspectiva afroindígena?
Palavras-chave: afroindígena, arte, carnaval.