ISSN

ISSN: 2359-0211

2014 - Mesa 4

Debatedora: Indira Nahomi Viana Caballero (Doutora - PPGAS/MN)



Caminhos da Mata Mineira
Daniel Bustamante Teixeira [2º ano do Mestrado]
ResumoA partir de um empreendimento etnográfico entre pequenos produtores de café na Zona da Mata de Minas Gerais, este trabalho buscará delinear como os diversos tipos de movimentação são ali percebidos, realizados e vividos, em termos do que pode estar em jogo nas relações e expectativas entre os membros de uma mesma “comunidade moral”, que se vai constituindo por meio desses variados movimentos. Busca-se, ademais, levar a sério a relação estabelecida pelos moradores de Divino entre “andar” e “conhecer”. No limite, poder-se-ia dizer que andar é conhecer, ou que é caminhando que se conhece. Também os deslocamentos costumam ali ser observados, vigiados e moralmente julgados, e os movimentos costumam render assunto nas casas e nas cozinhas, de onde se observa e se é observado, em práticas contínuas de “mapeamento”, narradas frequentemente em termos de família, localidade e reputação. A pesquisa de campo que deu origem a este trabalho foi realizada entre janeiro e março de 2014, no município de Divino, entre o sindicato e a associação, na “rua”; e as comunidades rurais, na “roça”. A própria circulação do pesquisador entre as casas e cozinhas das famílias visitadas será também objeto de investigação do trabalho.
Palavras-chave: movimento, casa, família

Tempos sofridos: narrativas e testemunhos sobre violências e mortes em um conflito de terras
Dibe Salua Ayoub [3º ano do Doutorado]

Resumo: Tendo como foco experiências femininas ao longo de um conflito de terras no Paraná, pretendo discutir noções de “sofrimento”, assim como analisar aquilo que é comunicado sobre as situações de violência vividas ou conhecidas na luta pelo território. A partir das histórias de Joaquina e de Francisca, que viveram experiências trágicas durante o conflito, a noção de “sofrimento” surge acompanhada de diferentes perspectivas temporais, as quais por sua vez apontam para distintas percepções do sofrer. Além disso, seus relatos inspiram questionamentos sobre as possibilidades de produção de testemunhos sobre as violências vividas, e sobre em que medida, naquele contexto, é possível denunciar as agressões sofridas. Por fim, busco compreender como os posseiros que viveram a luta por terras elaboram suas falas sobre as mortes que ocorreram no conflito, que eventos buscam destacar e silenciar.
Palavras-chave: violência, sofrimento, testemunho.

A história de vida de um artista “multifacetado”
Daniel Ferreira Wainer [1º ano do Mestrado]

Resumo: Este trabalho visa observar as possíveis relações entre a trajetória de uma carreira artística e sua inserção em um contexto mais amplo de exposição midiática. Neste sentido, através da história de vida de Luiz Nicolau, ator, compositor, cantor, músico, locutor de rádio, entre outras atividades, pretendo discorrer sobre a indústria cultural, privilegiando a ligação deste personagem com o que se convencionou chamar de “indústria fonográfica” hoje em dia. 
O texto, produzido a partir de entrevista realizada com o artista em julho de 2014, mesclará, portanto, elementos da biografia de Nicolau com discussões teóricas a respeito de noções como a de “identidade”, “memória”, “estigma”, “autobiografia”, entre outras. Afinal, o que está em jogo na discussão são os processos de construção da identidade do artista, descortinados pela narrativa que o próprio elabora sobre si.
O projeto se insere em uma pesquisa mais ampla que ainda está em fase inicial, a qual visa dar conta das transformações pelas quais a indústria fonográfica tem passado ao longo dos últimos anos.
Palavras-chave: identidade, memória, biografia

Brazilian Dancers
Everton Rangel [2º ano do Mestrado]

Resumo: Há quinze anos atrás, um circo sediado nos Estados Unidos e que é, hoje em dia, uma das maiores produções de uma empresa transnacional conformada enquanto incorporação (INC) passou a contratar bailarinas brasileiras. Onze anos mais tarde, bailarinos brasileiros passaram também a fazer parte do elenco das duas maiores unidades desse circo. Ambas cruzam, em dois trens privados, boa parte do território norteamericano e realizam seus espetáculos em arenas, e não na tradicional estrutura circense. O objetivo desse trabalho é o de analisar os catálogos divulgados ao longo desses anos como parte ativa da produção dos corpos exibidos em cena, atentando para as continuidades e descontinuidades das estratégias e práticas empresarias. Deve estar claro que faço referência sobretudo aos procedimentos de elaboração dos shows e aos materiais de divulgação dos mesmos, e apenas de maneira mediata ao que pensa o público sobre esses dançarinos(as). Por que o Brasil? Me dedico a esta pergunta apostando em uma abordagem interseccional, isso é, busco qualificar como discursos sobre diferença são (re)produzidos levando em conta relações contingentes entre categorias articuladas: nacionalidade, juventude, gênero, “raça”/cor ou, em uma única palavra, “energia”.
Palavras-chave: corpo – circo - dança

Corpo e disciplina na carreira de comissária de bordo na Varig
Carolina Castellitti [1º ano do Doutorado]

Resumo: A partir desta comunicação pretendo discutir algumas impressões preliminares sobre o objeto de pesquisa que começo a construir para minha tese de doutorado, na qual irei explorar as trajetórias de vida de comissárias de bordo da extinta companhia aérea brasileira Varig. Se uma das principais fontes de status da companhia tinha origem na formação de seus tripulantes, tanto na Escola de Formação de Comissários quanto na Escola Varig de Aeronáutica, me interesso pelas condições desse processo de aprendizado no caso das aeromoças, no qual uma forte disciplina e um estrito controle do corpo aparecem como caracteres constituintes. Apesar do material empírico disponível ainda ser escasso, buscarei iluminar as percepções e experiências das próprias comissárias, assim como a lógica institucional presente no conteúdo transmitido e na forma de inculcação.
Palavras-chave: corpo; disciplina; instituição.